Audiência pode definir aprovação da Bonificação no ENEM para alunos maranhenses

Há dois anos a bonificação no ENEM para alunos oriundos de escolas maranhenses foi abordada pelo deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), no plenário da Assembleia Legislativa. Na ocasião, o deputado destacou a importância de valorizar os alunos maranhenses no acesso aos principais cursos da Universidade Federal do Maranhão.
A medida seria uma forma de reforçar as chances de ingresso dos alunos maranhenses nos principais cursos da UFMA, uma vez que desde 2009, quando a UFMA aderiu ao ENEM como porta de entrada e passou a ter uma seleção unificada, no curso de medicina, a quantidade de alunos de outros estado já é a maioria dos acadêmicos.
“Somente em Imperatriz, de 249 alunos que cursam medicina, apenas 42 alunos são da Região Tocantina. A grande maioria vem das regiões Sul e Sudeste do país e acabam retornando aos seus estados antes mesmo do término do curso, deixando as vagas ociosas. Para se ter uma ideia, dos 40 alunos matriculados, que concluíram o primeiro período há alguns meses, 12 já conseguiram transferência para outras universidades. Por isso queremos valorizar os alunos de escolas maranhenses, pois sabemos que eles ajudarão a melhorar a saúde do nosso estado”, destacou o deputado.
Já foram realizadas inúmeras reuniões entre a reitoria da UFMA e o deputado Marco Aurélio e a cada vez, a causa ganhava uma nova dimensão. 
Ao longo da luta, o deputado propôs a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação, que foi aprovada por todos os deputados e passou a ser defendida pela casa. Na última reunião com a reitora da UFMA, Nair Portela, respaldado pelo parecer jurídico elaborado pelo ex-juiz e autor da lei da ficha limpa, Dr Marlon Reis, o deputado Marco Aurélio sugeriu a realização de Audiência Pública com objetivo de reunir estudantes secundaristas, de cursinhos, comunidade acadêmica, membros da sociedade civil e os integrantes do Conselho Universitário da UFMA para que a implantação da bonificação fosse discutida.
Uma audiência será realizada na próxima terça-feira, dia 20, às 9h da manhã, na Câmara dos Vereadores de Imperatriz. “Precisamos corrigir erros que o sistema de seleção unificado tem deixado ao longo dos anos. A Universidade Federal do Maranhão, precisa ser cada vez mais dos Maranhenses”, concluiu o deputado.
Entenda a Bonificação
A bonificação será um mecanismo de acréscimo de 20% nas notas de alunos oriundos de escolas maranhenses para o ingresso na Universidade Federal do Maranhão. O objetivo é facilitar o acesso desse aluno aos principais cursos da universidade e manter essa mão de obra qualificada no estado. 
A prática já é adotada em outras universidades do país como a Universidade Federal do Pará – UFPA, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará -UNIFESSPA, Universidade Federal do Pernambuco – UFPE, entre outras.

Uma resposta para Audiência pode definir aprovação da Bonificação no ENEM para alunos maranhenses

  1. Fernando Carvalho Tomaz diz:

    Seria mais honesto e eficiente vocês darem bônus aos professores do ensino fundamental e médio dos alunos que passaram no ENEM.Querer passar alunos sem conhecimentos suficientes é o reconhecimento que o ensino maranhense é de péssima qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *