Bonificação é aprovada e alunos do Maranhão serão beneficiados já a partir do Sisu 2018

Em uma sessão histórica para toda a comunidade acadêmica e estudantil maranhense, foi aprovado por unanimidade pelos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA – Consepe, a bonificação nas notas do Enem para os alunos oriundos de escolas públicas e privadas do Maranhão. A política afirmativa foi sugerida pelo deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), que participou de todas as discussões, desde o início do seu mandato em 2015, e fez questão de encaminhar cada passo junto à Universidade.

“Trata-se de um momento de grande importância para toda a comunidade estudantil do Maranhão, a bonificação, que a partir de agora será chamada de “ingresso qualificado”, irá ajudar a corrigir a exclusão que tomou conta da Universidade desde a adoção do Enem como porta de entrada. Queremos uma universidade cada vez mais dos maranhenses, servindo ao povo que tanto precisa do retorno dos profissionais formados aqui”, destacou o parlamentar.

Após uma vasta discussão, que deliberou sobre vários aspectos pontuais da matéria, o ingresso qualificado foi aprovado por unanimidade, garantindo um acréscimo de 20% às notas finais do Enem dos alunos que realizaram o último ano do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas e privadas do Maranhão. A medida valerá para todos os municípios maranhenses e cursos oferecidos pela UFMA, já no próximo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

“Além de reforçar as condições de Ingresso dos nossos alunos, nosso objetivo é assegurar que essa mão de obra seja efetivamente aproveitada no nosso estado. No curso de medicina, que é onde temos a maior evasão entre os cursos, os alunos de outros estados acabam utilizando a UFMA como trampolim para voltar para seus estados de origem. Aqueles que concluem o curso no Maranhão, acabam voltando para casa após a conclusão, o que tem resultado no número cada vez maior de déficit de profissionais no nosso estado”, declarou Marco Aurélio.

A reitora Nair Portella agradeceu a presença do deputado Marco Aurélio, bem como sua defesa em favor da causa. “Gostaria de antemão parabenizar o deputado Marco Aurélio, que tem se empenhado na causa desde o início, ajudando assim os alunos do nosso estado a ingressar na universidade, corrigindo décadas e mais décadas de desigualdades”, comentou a reitora.

Para a coordenadora do diretório central dos estudantes – DCE, Josy Gomes, a medida é importantíssima, uma vez que surge como uma resposta à sociedade, dando mais oportunidades aos estudantes maranhenses.

Muito feliz após a votação, o deputado Marco Aurélio agradeceu ao apoio de toda a universidade, conselheiros, alunos e demais parlamentares que encamparam a luta em defesa desta importante pauta.

A minuta da Resolução aprovada pela UFMA, que garantiu o Ingresso Qualificado, esteve embasada na ata da audiência pública realizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação no Enem, proposta e presidida pelo Deputado Professor Marco Aurélio. O processo foi aberto a partir de documento enviado pelo deputado, que hoje se alegra com sua aprovação e parabeniza a Universidade Federal do Maranhão pela coragem em implantar a política afirmativa que muito irá reforçar as condições de ingresso dos estudantes do Maranhão.

Uma resposta para Bonificação é aprovada e alunos do Maranhão serão beneficiados já a partir do Sisu 2018

  1. EDCARLOS PEREIRA diz:

    Compreendo a intenção mais não concordo.
    Veja pois.
    Os meus filhos moram no maranhão e cursaram o 1º e 2º ano do ensino médio lá, moram no maranhão, tem imóvel próprio, enfim. Já são cidadãos maranhenses.
    No entanto carregam agora o duro fardo de não estar enquadrado na politica do pará que é 10% e nem na do Maranhão que é 20% de bonificação.
    Significa que estão ferrados.
    Deveria ter uma escala, progressiva ai sim estaria correto.
    Pensa num jato de desânimos que foram dados a eles, que escolheram o maranhão para morar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *