Candidatos realizam provas de ciências exatas no segundo dia de Enem

O segundo dia de aplicação das provas da edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada neste domingo (12). No Maranhão são 286.075 candidatos em 79 municípios. O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Neste domingo, as provas contarão com duração de 4 horas e 30 minutos. São 90 questões para serem respondidas sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. Os locais de prova serão abertos às 11h (horário local) e vão fechar às 12h, sendo que as provas começam as 12h30.

No último domingo (5), os estudantes que participaram do Enem fizeram provas com 90 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação que teve como tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

No primeiro dia de prova, 84.134 pessoas faltaram, o que corresponde a 29,40% do total de inscritos em todo o estado.

No hora da prova

Para fazer as provas e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Além disso, o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas é proibido.

O documento de identidade com foto é obrigatório para fazer o exame. Pode ser apresentada a carteira de identidade, a identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, as carteiras expedidas por ordens ou conselhos de classes validadas por lei, a carteira de trabalho, o certificado de reservista, o passaporte ou a carteira de habilitação.

Novidades

O Enem 2017 é o primeiro a ser aplicado em dois domingos consecutivos. Anteriormente, as provas eram seralizadas no mesmo fim de semana. A mudança foi escolhida pela maioria dos que responderam à Consulta Pública promovida pelo MEC e pelo Inep, em janeiro. A alteração nos dias de prova, as regras para isenção e justificativa de ausência, a solicitação de tempo adicional na inscrição, a declaração de comparecimento impressa pelo participante, as provas personalizadas e o detector de ponto eletrônico são outras novidades.

O Enem deste ano também marca o fim do Atendimento Específico para Sabatistas, da Certificação do Ensino Médio e da divulgação do “Enem por Escola”. Também são novos o Atendimento Específico para Outra Condição Especial e a Vídeoprova Traduzida em Libras.

G1 Maranhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *