Fim de semana repleto de atrações para alegrar todos os públicos no “São João de Todos”

O fim de semana será repleto de atrações para alegrar todos os públicos com a programação do ‘São João de Todos’, promovida pelo Governo do Estado. Grupos de bumba boi e tambor de crioula, danças folclóricas, forró pé-de-serra e shows de artistas locais e nacionais abrilhantam o festejo nos arraiais oficiais, nos Vivas e organizações em diversos bairros da Região Metropolitana de São Luís.

São esperadas milhares de pessoas nos mais de 30 arraiais montados neste período, incluindo o Ipem (Donato Alves), Parque Folclórico da Vila Palmeira (Humberto de Maracanã) e nas praças Nauro Machado (Mestre Marcelino) e Maria Aragão, nesta sexta-feira (16), sábado (17) e domingo (18). Serão 19 dias de programação do ‘São João de Todos’ que encerra no dia 2 de julho.

“A programação é diversificada, para os variados públicos. Os turistas vão apreciar o que nossa cultura tem de mais rico e de mais belo. Estamos com todo um aparato estrutural e de segurança, com organização para fazer deste um São João inesquecível”, destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino. O gestor pontuou a programação que contempla manifestações das mais tradicionais, a exemplo das danças típicas que terão destaque em festival, os tradicionais grupos de bumba boi e shows de grandes nomes da MPB.

A beleza das danças folclóricas regionais, tipicamente nordestinas, será o destaque do arraial da Praça Maria Aragão, abrindo a noite de festejo, a partir das 19h. Uma diversidade de brincadeiras para animar e esquentar o público que vai conhecer um pouco mais das principais manifestações culturais do Maranhão. Dança do coco, quadrilha e lelê estão na lista de atrações. O festival prossegue até a meia noite.

A programação nos arraiais oficiais contemplam os que apreciam o bom arrasta pé com shows do melhor forró pé-de-serra, nas atrações da Barraca do Forró. “A cada noite, um grupo estará animando o arraial, mantendo a tradição, ao mesmo tempo em que promove o resgate do forró autenticamente nordestino”, avalia Diego Galdino.

Com a Tenda do Tambor de Crioula é feita uma homenagem ao patrimônio cultural imaterial brasileiro, onde se apresentam grupos representantes deste elemento cultural do Maranhão. A força dos tambores e a leveza das coreiras embelezam o cenário junino. A programação nos arraiais será marcada ainda pelas apresentações dos grupos de bumba boi de matraca, pandeirão, costa de mão e orquestra.

“Os grupos de bumba boi sempre atraem um grande público para dançar e prestigiar esta que é a maior referência folclórica maranhense”, pontua o titular da Sectur. Entre as atrações, brincadeiras já consagradas como os bois de Axixá, Maracanã, Morros, Maioba, Pirilampo, Nina Rodrigues e Pindoda. Na lista de shows do fim semana junino nos arraiais oficiais, Rosa Reis, Erasmo Dibel, Lena Machado, Riba Salgueiro, Luís Cláudio e César Teixeira vão presentear o público com o melhor do repertório junino.

No domingo (18), a programação do ‘São João de Todos’ começa às 17h no Arraial da Praça Maria Aragão e segue até a meia noite com o Projeto Flávia Bittencourt. O evento é aberto ao público, podendo contribuir com dois quilos de alimentos a serem doados às crianças assistidas pela ação. A proposta do projeto da artista, realizado anualmente, é formar um grande encontro de estrelas para deleite do público e promover solidariedade.

No palco da Maria Aragão, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, grandes nomes da música brasileira e uma das atrações mais esperadas do período, com participação da cantora maranhense Flávia Bittencourt acompanhada por César Teixeira, outro ícone da música local. Integrando ainda a programação do Projeto Flávia Bittencourt, haverá apresentação do Tambor de Crioula de Carla Coreira, Cacuriá de Dona Teté e o Boi da Maioba.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO (17 DE JUNHO)

ARRAIAL DA MARIA ARAGÃO

19h        Boi Barrica (A)
20h        Boi De Morros (O)
21h        Boi Tremor Da Campina (M)
22h        Show Lena Machado
23h        Boi Novilho Branco (A)
00h        Boi De Ribamar (B)
TENDA TAMBOR DE CRIOULA
20h      Tambor De Crioula Catarina Mina
21h      Tambor De Crioula Da Alemanha
BARRACÃO DO FORRO
20h      Trio Mandacarú
22h       Forrozão 10 Mantelados

ARRAIAL DA VILA PALMEIRA
19h        Boi Brilho Da Juventude (O)
20h        Boi Encantos Do Olho D´Agua (O)
21h        Boi De Sonhos (O)
22h        Show De Riba Salgueiro
23h        Boi De Axixá (O)
00h        Boi Tremor Da Campina (M)

ARRAIAL DA NAURO MACHADO
19h        Boi De Apolônio (Z)
20h        Cacuria De Tete (A)
21h        Boi Upaon Açú (O)
22h        Show Cesar Teixeira
23h        Boi De Santa Fé (B)

ARRAIAL DO IPEM
19h        Boi De Axixa (O)
20h        Boi De Nina Rodrigues (O)
21h        Boi Da Maioba (M)
22h        Show Encantarias Luis Claudio
23h        Boi Da Pindoba (M)
00h        Boi De Iguaiba (M)
BARRACÃO DO FORRO
20h      Forro Cabo Zé
22h      Raizes Da Terra

DOMINGO (18 DE JUNHO)

ARRAIAL DA MARIA ARAGÃO
19h às 23h Projeto Flavia Bitencourt
TENDA TAMBOR DE CRIOULA
20h   Tambor De Crioula Da Ponta D’areia
21h   Tambor De Crioula De Anistelmo
BARRACÃO DO FORRO
20h   Ganzola Pe No Chão
22h   Chiquinho Do Acordeon

ARRAIAL DA VILA PALMEIRA
19h        Boi De Presidente Juscelino (O)
20h        Boi Da Maioba (M)
21h        Cia Encantar (A)
22h        Forro Esfregue dance
23h        Boi Pirilampo (A)

ARRAIAL DO IPEM
19h        Boi Encantos Do Olho D´Agua (O)
20h        Boi Brilho Da Ilha (O)
21h        Boi Pirilampo (A)
22h        Show Especial
23h        Show Bumba Mix Brasil
BARRACÃO DO FORRO
20h     Trio Mandacarú
22h    Forrozão 10 Mantelados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *