Governo alerta população para campanha de vacinação contra gripe

O Maranhão atingiu, até o momento, 85,16% da meta da vacinação contra gripe no estado, que é de 90%. Até esta sexta-feira (31), os grupos prioritários são aguardados nos postos de saúde nos 217 municípios maranhenses. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para importância da vacina que protege contra três subtipos do vírus da gripe, incluindo o vírus tipo H1N1, H3N2 e B.

A vacina está disponível para gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, além do efetivo de policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

“Estamos nos aproximando do fim da campanha de vacinação contra a gripe. Reiteramos a necessidade da imunização para os grupos prioritários. Para realizar a vacinação, o cidadão deve procurar uma Unidade Básica de Saúde com a carteira de vacinação e o cartão do SUS”, orientou a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Helena Almeida.

Em 2018, o Maranhão atingiu 94,65% de cobertura do público prioritário, com a aplicação de 1.398.309 doses. A vacinação contra a Influenza acontece anualmente e tem o objetivo de reduzir internações, complicações e mortes entre os grupos prioritários, escolhidos com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Deixe uma resposta