Maranhão sedia fóruns nacionais de secretários de Planejamento e Administração

No último dia 08 de Junho, o Governo do Estado do Maranhão recebeu os secretários de Planejamento e Gestão de vários Estados, para debater sobre os desafios atualmente enfrentados nas áreas de finanças e gestão pública, durante a reunião conjunta do LXIII Fórum Nacional de Secretários de Estado do Planejamento (Conseplan) e do 107° Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em São Luís.

Com a presença dos respectivos presidentes dos conselhos, coube às secretárias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Cynthia Mota Lima, e da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), Lílian Guimarães, realizarem a abertura do evento.

Em sua palavra inicial, a secretária Cynthia Mota Lima ressaltou a importância da reunião e apresentou sinteticamente os projetos e ações positivas desenvolvidas pelo Governo do Maranhão, desde o início de 2015.

“O Conselho se reúne para discutir ações de interesse comum aos Estados, onde pontos fundamentais são expostos e debatidos no intuito de melhorarmos as práticas fiscais e de gestão pública dos entes federativos”, pontuou a secretária.

Para o presidente do Conseplan, secretário de Estado de Economia e Planejamento do Espírito Santo, Regis Mattos, o encontro serviu também para compartilhar as boas práticas no sentido de conhecer os temas mais relevantes que estão em debate nacional, gerando, assim, uma mútua contribuição para o desenvolvimento de cada Estado participante.

“A nossa reunião de hoje cumpriu esse objetivo, discutindo temas importantes relacionados aos indicadores que demonstram evolução de cada Estado, para que a gente possa cada vez mais melhorar em diversas áreas, com base em dados e informações confiáveis”, ressaltou.

O presidente do Conseplan também fez questão de agradecer a receptividade dos maranhenses. “Eu também gostaria de agradecer ao governador Flávio Dino, e as secretárias de Planejamento e Gestão que nos receberam e brindaram com uma excelente recepção e hospitalidade, e em nome delas, agradecer a todo povo do Maranhão, sempre tão hospitaleiro”, elogiou.

Um dos pontos altos da reunião, foi a palestra proferida pelo doutor em Política Comparada e Relações Internacionais pela Universidade do Texas, Austin, EUA e professor da Fundação Getúlio Vargas, Robert Gregory Michener, que discorreu sobre os desafios da gestão pública e a transparência nas contas fiscais.

Segundo Michener, o Maranhão tem se destacado pela transparência nas finanças públicas. “O Maranhão se transformou de maneira notável. O Estado tem um compromisso forte com a transparência, o que é importante para o povo, para a qualidade democrática do Governo e para a coordenação das políticas públicas. Transparência, obviamente, serve para prestação de contas, e mais importante do que isso, é que não se pode tomar decisões de forma efetiva sem boa informação”, ressaltou o professor.

O evento também contou com as palestras da economista Ana Carla Abrão Costa, que falou sobre a “Eficiência da Máquina Pública”; do professor do Mestrado em Administração Pública da EBAPE/FGV, Flávio Alcoforado; do diretor de Pesquisas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, Armando Castro e do advogado, Mestre pela Georgetown University – McDonough School of Business, em Washington D.C., Estados Unidos e Ex-presidente do Consad, Eduardo Diogo, que palestrou sobre “A Democracia Americana e Donald Trump”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *