Novo Data-Center da Rede Nacional de Pesquisa é inaugurado na UFMA

Foi inaugurado na UFMA, na última quinta-feira (5), o Data Center do Ponto de Presença (PoP-MA) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Trata-se de uma infraestrutura destinada a concentrar os equipamentos que uma instituição utiliza para o processamento e armazenamento de dados.

O Data Center da UFMA abrigará o Ponto de Presença do Maranhão (PoP-MA), que tem por missão prover integração global e colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa.

Participaram do evento de inauguração, Santana Netto (diretor TIC UFMA), Jhonatan Almada, secretário da SECTI, Nair Portela (reitora da UFMA), Nélio Guilhon (coordenador RNP no Maranhão), Nivaldo (secretário adjunto da SECTI), Eduardo Grizende (diretor de operações da RNP).

Os PoPs estão espalhados em todas as Unidades Federativas do Brasil, e é através desta infraestrutura que a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) oferece o serviço de conectividade às universidades federais do Brasil, além de prover diferentes serviços de valor agregado as instituições usuárias.

“O investimento no espaço do DATA CENTER é fruto do planejamento da coordenação do PoP-Ma/RNP que visa melhorar o atendimentos aos instituições clientes da RNP. Agora, será possível trazer para o estado o Ponto de Troca de Trafego de redes, o PTT-MA, que irá melhorar de forma significativa o acesso a internet no estado. Este novo projeto será iniciada as tratativas, segundo o coordenador do PoP-MA/RNP em fevereiro deste ano”, explicou o coordenador Nélio Guilhon.

No Maranhão, o PoP será o ponto de conexão das redes de instituições de educação, pesquisa, saúde e cultura do estado. Todos os Campus das Instituições de Ensino Superior, Instituições de Ensino Técnico e instituições de pesquisa existentes em São Luís e nas cidades do interior do estado conectam-se ao PoP-MA para usufruir esta infraestrutura. Essas instituições utilizarão não somente a rede, mas também os serviços avançados providos pela RNP por meio da base nacional de redes de alta velocidade.

Veja o vídeo abaixo:

Uma resposta para Novo Data-Center da Rede Nacional de Pesquisa é inaugurado na UFMA

  1. João Luiz Pereira Tavares diz:

    Grazziotin tem fé na Santa Coração Valente, [rsss].

    Santa Mulher.
    SANTA FEMININA. Eis, veja aqui:

    Os petistas (todos. Sem excessão) seguem uma religião de fé e dogma. O mesmo acontece com alguns dos satélites do PT, tal qual Grazziotin…

    Acreditam em deusa: a divindade brega deles cujo nome é a «Coração Valente©» de João Santana [santa criada pelo bilionário — virgem que jamais cometeu nenhum desvio. O bilionário Santana agora está preso pelo MORO. Moro esse que a religião ensina que é do Mal… rsss] era uma deusa gorda.

    Tem variados dogmas que aprendem em blogs de fé (uma espécie de “igrejinha”) e repetem ad infinitum: «fascista»; «foi golpe»; «20 milhões da pobreza»; «sem crime de responsabilidade»; «Pronatec»; «é gópi, é gópi, é gópi»; «casa grande e senzala»; «mídia hegemônica» [uma espécie de demoninho ou capetinha muito, mas muito perigoso para a religião]; «PiG»; «mídia velha»; «fora temer» [mantra cantado]; esse dogma aqui DE TODOS é dos melhores: «LUZ para todos» [rssss] etc. etc. etc. etc. etc.

    ____________________________
    [Santa MULHER, acima…].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *