UTI Pediátrica Cardiológica começa a funcionar no Hospital Dr. Carlos Macieira

O Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, inaugurou uma UTI Pediátrica Cardiológica no prédio onde funciona, no Renascença. A estrutura foi feita para atender crianças cardiopatas com necessidade de cirurgia. As crianças internadas serão acompanhadas por equipe multiprofissional 24 horas por dia. A primeira cirurgia já foi realizada na quinta-feira(05) com sucesso.

A previsão é de 15 cirurgias por mês em crianças de zero a 14 anos com patologias cardíacas congênitas. O Dr. Carlos Macieira é um hospital público da rede estadual e atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A estrutura tem nove leitos de UTI, oito de enfermaria de retaguarda, brinquedoteca, equipe multidisciplinar especializada e atendimento humanizado. A equipe é formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos.

A UTI Pediátrica Cardiológica é a primeira da rede estadual. Atualmente, cerca de 300 crianças aguardam na fila por uma cirurgia cardiológica no Maranhão. O atendimento será destinado às crianças reguladas de unidades de referência infantil, como a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão e o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, além de hospitais dos municípios do interior maranhense. Os pacientes assistidos serão exclusivamente cardiopatas e com o diagnóstico de patologia cirúrgica.

Suporte técnico

A coordenadora médica da UTI, a cardiopediatra Natália Benigno Moreira, afirma que o novo serviço vai ajudar a reduzir a fila. Antes, na rede pública, esse tipo de cirurgia só era feito no Hospital Universitário Materno Infantil, de gestão federal. “Teremos suporte técnico e humano, isso possibilita dar um tratamento melhor para a criança”, afirma a coordenadora.

“Com essa inauguração, aumenta mais ainda nossa responsabilidade em propor uma assistência de qualidade aos pacientes, principalmente aqueles que necessitam de atendimento de alta complexidade”, diz o diretor geral do HCM, Marko Antônio Santos.

O Hospital Dr. Carlos Macieira é referência em atendimento de alta complexidade no Maranhão, conta com 221 leitos, sendo 48 deles para adultos. Em 2017, a unidade contabilizou 22 mil consultas ambulatoriais nas diversas áreas e 5,4 mil cirurgias em diversas especialidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *